sexta-feira, 3 de julho de 2015

Stoner - John Williams


O livro chegou-me às mãos através de um grupo de amigos. Todos falavam da tristeza inerente ao personagem principal. De facto, às primeiras páginas, poderíamos pensar tratar-se de uma balada triste, esta vida que vai decorrendo sem honras de estrela. Porém, não lhe senti a tristeza. Senti a lucidez, a compaixão, inocência, força de carácter de Stoner. A escrita despretensiosa de John Williams faz-nos entrar na vida deste personagem com avidez.

"Estavas à espera de quê?!" é, quanto a mim, a frase que mais faz pensar e que melhor define este livro. Tudo depende da expectativa e do olhar que temos sobre a vida (e morte). Stoner soube aceitá-la como ela era, com maturidade, com a tal compaixão e lucidez que quase nenhum de nós, de verdade, consegue. Estando convencidos de que as nossas vidas são especiais, permitimo-nos uma certa soberba. No entanto, todas as nossas vidas são banalíssimas. É essa tomada de consciência que nos abala durante esta leitura, e talvez daí venha a sensação de tristeza. Quanto a mim, ela não pertence a Stoner, seguramente.

John Williams consegue descrever o meio académico com detalhes que, por vezes, me despertaram alguma irritação, de tão reais. Mea culpa!
Muito boa experiência de leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário